Associado, gerencie suas informações aqui
Para Engenheiros
Cadastre seu currículo, participe do fórum e mais.
Para empresas
Divulgue vagas e tenha acesso a currículos.
SEJA ASSOCIADO OU PARCEIRO

Engenheiro em Destaque
João Carlos de Campos
Engenheiro Civil, pela Escola de Engenharia de Lins-SP, formado em 1973. Mestre em Ciência de Engenharia (M.Sc.), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - COPPE) em 1982. Durante 42 anos de profissão vem atuando em diversos segmentos da engenharia, passando por projetos, formação de jovens engenheiros, construção (Edifícios Residenciais em Alvenaria Estrutural, Convencionais; Obras Industriais com Pré-Fabricados Leves e Pesados, Shopping Center, Hotéis, - inclusive obras no Uruguai), fiscalização, coordenação, planejamento, etc..
VEJA MAIS PROFISSIONAIS
Publicidade /Anuncie

Você está em:
Imprimir
Voltar
Saiba tudo sobre reforço estrutural com fibra de carbono

Saiba tudo sobre reforço estrutural com fibra de carbono

Resistência à tração superior ao aço não garante a indicação do material. As vantagens do uso para reforço de estruturas de concreto dependem de avaliação sistêmica da situação

Bruno Loturco

Edição 242 - Maio/2017

Por vezes, a capacidade de carregamento de uma estrutura de concreto não está adequada às solicitações às quais o elemento em questão está sujeito. A causa para tal situação pode ser variada. Em alguns casos, trata-se de uma patologia ocasionada por erros de projetos, erros de execução, utilização de materiais de baixa qualidade ou uma conjunção desses fatores, incluindo deterioração em razão do uso. Em outros, o que ocorreu foi uma alteração de finalidade da estrutura, com aumento de cargas, modificações estruturais, tais como aberturas em lajes e vigas para passagens, instalação de novos equipamentos, alteração de trem-tipo de pontes e viadutos etc.

Fibra de carbono como reforço estrutural: pode ser colada junto à estrutura original (EBR) ou inserida em lâminas (NSM)

Ou seja, a reavaliação estrutural é necessária sempre que há alteração de uso que impacte nos carregamentos, após algum tipo de sinistro e também quando, por meio de vistoria, é constatado que a estrutura não apresenta o desempenho esperado.

'É diferente, por exemplo, de uma correção de segregações (bicheiras) ou desagregações (ninhos de pedra)', afirma o engenheiro Alain Bertrand, integrante do CT 303 - Comitê Técnico de Concreto Reforçado com Fibras, que reúne representantes da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto). Nesses casos, muitas vezes solucionados com grauteamento, não há qualquer alteração no dimensionamento estrutural, apenas o restabelecimento do elemento estrutural à condição inicialmente prevista.

 

 

 

http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/242/saiba-tudo-sobre-reforco-estrutural-com-fibra-de-carbono-380923-1.aspx

 

Fonte: Revista Téchne







Publicidade /Anuncie

A AELINS realizou no dia 09/09/2017, Sábado, o encontro de Ex-alunos da Escola de Engenharia de Lins.

Na semana de 02 a 04/05/2017, foi realizado o CONECTE 2017, no campus da Escola de Engenharia de Lins da Unilins.

A AELINS - Associação dos Engenheiros de Lins realizou uma reunião em Lins, no Escritório do Eng. Meireles, Vice-Presidente da AELINS

CADASTRE SEU EMAIL e receba diversas informações automaticamente.

Cadastrar Descadastrar
Informações da AELINS Informações da AELINS e Parceiros
BENEFÍCIOS EM
SER ASSOCIADO
FALE CONOSCO
Email
Facebook
AELINS - Associação dos Engenheiros de Lins/SP.
Todas marcas citadas são de propriedade intelectual das mesmas.