A TRISTE REALIDADE DA ENGENHARIA BRASILEIRA.
A INCOMPETÊNCIA DA ENGENHARIA BRASILEIRA É DEVIDO AOS DESMANDOS POLÍTICOS, EDUCAÇÃO DE MÁ QUALIDADE POR INCOMPETÊNCIA DO MEC E CORRUPÇÃO GENERALIZADA!!!
VIGA APOIADA, SEM ENGASTAMENTO, EM LOCAL COM ESFORÇOS LATERAIS E PARA CIMA...
Especialista diz que trecho de ciclovia que desabou no Rio é peculiar
Estadão
21/04/201617h10
O desabamento de parte da ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, no Rio, ocorreu em um ponto onde há uma peculiaridade, diz o pesquisador da Coppe/UFRJ e especialista em análise de risco e segurança Moacyr Duarte. Por causa de um muro no local, a inclinação do costão de pedra naquele ponto é menor, afirma.
\"Naquele lugar especificamente, chamado Castelinho, há um muro sob a pista da ciclovia um pouco mais perto do mar e a inclinação do costão é menor\", afirmou.
Segundo ele, ao longo de todo o costão, o projeto é para que a onda mais forte suba o costão de pedra, passe por debaixo da ciclovia e acerte a pista de asfalto de carros. O especialista diz que foi formada uma corrente de água de baixo para cima no ponto, que levantou o leito da passarela e o derrubou de cima das colunas.
Duarte diz que a ressaca, frequente naquele local, não era uma das maiores. \"A questão foi o sentido de ataque da onda e aquele ponto específico ter a presença daquele obstáculo. É bem peculiar\", afirmou.
Na visão dele, alguém não considerou a peculiaridade, mas ainda não é possível saber de onde partiu a falha, se foi da obra, por exemplo, ou de estudos feitos para a construção. \"Só a perícia poderá dizer onde ocorreu a falha\", disse.
Para ele, um dos problemas do acidente foi a não interdição da ciclovia, o que deveria ser previsto em casos de ressaca e ventania. \"Essa via, independentemente de ter desabado, deveria ser fechada em determinadas condições de ressaca. O simples fato de a água chegar à pista já assusta as pessoas de bicicleta. Elas podem ou cair lá embaixo ou cair na pista mesmo e se machucar.\"
Construtora de ciclovia é da família de secretário do Rio
A empreiteira Concremat, responsável pela construção da ciclovia Tim Maia, que desabou nesta quinta-feira (21) no Rio, pertence à família do secretário de Turismo da cidade do Rio, Antônio Pedro Viegas Figueira de Mello. Ao menos duas pessoas morreram no desabamento de um trecho da ciclovia, inaugurada em janeiro deste ano.
A Concremat foi fundada por Mauro Ribeiro Viegas, avô de Antonio Pedro Viegas Figueira de Mello. Hoje, a empresa tem como diretor-presidente Mauro Viegas Filho.
A obra da ciclovia custou R$ 45 milhões e começou a ser construída em setembro de 2014. Em seu site, a Concremat afirma que o consórcio Contemat Geotecnia/Concrejato foi contratado pela Fundação Geo-Rio, braço da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura, para executar a contenção de encosta e a estabilização da área para a implantação da ciclovia.
Em informativo de outubro de 2015, a Concremat divulgou um texto em seu site sobre a ciclovia Tim Maia em que o gerente técnico Jorge Schneider explicou que \"cerca de metade da extensão total da ciclovia foi concebida com uma estrutura independente, projetada ao lado e à jusante da Avenida Niemeyer\".
Segundo a Concremat, ao longo do percurso, \"foram executadas contenções com cortinas atirantadas, contra-fortes atirantados e muretas de contenção chumbadas\". \"Para a proteção dos taludes resultantes de escavações para a construção das fundações, foram também aplicadas as técnicas de solo grampeado e rip-rap\", informou a empreiteira.
\"Tivemos o desafio de realizar uma obra em área urbana, com a construção em toda a sua extensão junto a uma avenida com largura reduzida e intenso fluxo diário de veículos, além de estar inserida em uma área com forte presença habitacional, onde os estreitos passeios são para grande parte dos moradores a única forma de acesso às suas residências\", contou o coordenador da obra, Saulo Rahal.
O informativo da empreiteira disse ainda que \"com a impossibilidade de interdição da via durante o dia para as concretagens, além de dificuldades de escoramento por conta da altura e das irregularidades da encosta, a solução encontrada foi de pré-moldagem tanto da meso como da superestrutura, adotando-se para esta lajes PI protendidas com vãos de 6 e 12 metros, onde a associação de elementos retos e curvos permitiu com que a ciclovia acompanhasse todo o trajeto da Niemeyer\".
O pedaço arrancado pela água tem mais de 50 metros. A ciclovia é suspensa e junto ao mar e está interditada, assim como a Niemeyer. Técnicos da Prefeitura ainda vão avaliar se há risco de outros desabamentos na ciclovia.
Prefeitura do Rio vai contratar perícia independente sobre queda de ciclovia
A Prefeitura do Rio informou na noite desta quinta (21) que vai contratar uma perícia independente para o desabamento de um trecho da ciclovia Tim Maia, na zona sul da cidade. Ao menos duas pessoas morreram depois que parte da via rompeu após ter sido atingida por uma onda esta manhã.
Segundo nota divulgada pela Fundação Geo-Rio, órgão do município responsável por licenciar obras em encostas, a perícia independente será contratada \"para emitir parecer e iniciar as obras necessárias\" na ciclovia. A Geo-Rio informou ter feito uma primeira inspeção técnica no trecho de 26 metros da ciclovia que desabou.
\"Por causa das condições do mar, uma nova análise será realizada tão logo o nível da água permita. Toda extensão de 3,9 km da ciclovia foi vistoriada e a estrutura está preservada, sem risco iminente. O reparo será executado pelo consórcio responsável, sem ônus adicionais aos cofres públicos, já que a obra ainda encontra-se em garantia\", diz a nota da fundação.
De acordo com o órgão, a estrutura da ciclovia no trecho do acidente é composta por \"elementos pré-moldados concebidos para uma sobrecarga total prevista em norma de 22,5 toneladas\". Os três pilares estão apoiados em fundações fixadas à rocha e estão com a estrutura íntegra, segundo a Geo-Rio.
A Avenida Niemeyer, ao lado da qual corre a ciclovia, continua interditada, já que as ondas ainda atingem a pista. O Corpo de Bombeiros retoma a busca por vítimas nesta sexta-feira (22).