Após atravessar o Atlântico por quase 40 dias, o guindaste gigante, modelo TCJ 350, que chegou ao Porto de Santos sexta-feira, já está instalado no cais do novo Terminal de Uso Privado (TUP) da Saipem, no Centro Industrial e Naval de Guarujá (Cing). Único no complexo portuário santista, o equipamento, que pesa 1.050 toneladas, foi deslocado da balsa onde estava para o píer da companhia. Durante pouco mais de 2 horas, sob os olhares atentos de quase 30 funcionários (entre engenheiros, técnicos e operários) e muitos apitos de alerta, a peça foi posicionada com segurança.
As quatro colunas de aço que estabilizavam o equipamento na embarcação já tinham sido cortadas no início da noite de sábado. Na ocasião, o TCJ 350, que pode medir até 136 metros de comprimento – quando articulado – também havia sido colocado em um veículo especial que faria o pequeno, porém perigoso, trajeto (entre o mar e a terra).
Às 14h22 de ontem, o guindaste de torre, fabricado pela Belleli Construction & Services S.r.l. e capaz de içar cargas de até 350 toneladas, estava metade sobre a água e a outra metade já no cais. A movimentação foi rápida, mas intercalada por breves paradas, uma vez que a balsa onde estava precisava ser estabilizada com a água de lastro nos tanques.
Exatos 26 minutos depois, a peça já estava instalada de forma provisória no Terminal da Saipem. Nas próximas semanas, os quatro guindastes de esteira (menores e de capacidade inferior - movimentação de 250 toneladas cada) que já estão na instalação, auxiliarão na montagem do equipamento maior - que será, enfim, levado para o seu lugar definitivo no cais. Ainda hoje, a balsa que o trouxe da Itália iniciará a viagem de retorno à Europa.
Durante a operação, a entrada e a movimentação de navios de carga pelo Porto de Santos foram interrompidas por medida de segurança. No entanto, aqueles que estavam em embarcação de recreio (lanchas, motos aquáticas, entre outras) e passavam pelo local, se impressionavam e faziam questão de registrar o fato.
PETRÓLEO E GÁS
O guindaste será utilizado nos projetos offshore da multinacional Saipem. Entre eles, está o escoamento de dutos e estruturas montadas no TUP da empresa no Porto de Santos para o lançamento de linhas submarinas de gasoduto interligadas ao continente.
O terminal privado, já assim denominado pela Secretaria Especial de Portos (SEP), terá três berços de atracação e atuará como base de apoio às plataformas de petróleo localizadas na Bacia de Santos. Até o momento, a instalação é considerada o maior investimento privado da cadeia de petróleo na Baixada Santista.